30 setembro 2011

Mudança de Percepção após Ingressar no Curso Técnico em Dança


Como sabemos, as danças árabes são em sua maioria étnicas, folclóricas ou de cunho religioso (como a Dança dos Dervixes). Dentro do quesito Etnia as danças são aprendidas por transmissão de geração para geração, rompendo o século 21. São danças que ao serem aprendidas por repetição não se leva em consideração a parte anatômica e muito menos o conceito de estética do movimento, como por exemplo, elevar o braço em tantos tempos e respeitando as linhas do corpo ou preocupar-se com sua movimentação pelo espaço.

À medida que essas danças étnicas são levadas para o palco, foi criando uma adaptação para deixá-las mais atraentes, com passos mais limpos e seqüências coreográficas mais elaboradas. Todas outras modalidades de danças mais contemporâneas passaram por essas adequações, tendo como base a elegância do Ballet e os conceitos de movimentações do Jazz. Não podemos nunca nos esquecer que o Mahmoud Reda, foi o pioneiro e talvez o único a utilizar-se do Ballet no momento de trazer as Danças do Folclore Egípcio para o palco.

29 setembro 2011

Dislexia - Saber como lidar é fundamental!



Ultimamente temos visto acontecimentos bastante impactantes em relação ao tema dislexia e tudo que ele envolve; e os desfechos sao muito piores do que imaginamos. O ultimo caso do menino que atirou na professora e depois se suicidou... Ainda nao existe uma resposta para o ocorrido, pois os pais relatam o filho como um criança saudável e aparentemente feliz...

Estudos mostram um número alto e crescente de suicídio infantil por crianças com dislexia. Acidentes que não parecem propositais como ingestão  de produtos químicos(água sanitária, venenos caseiros, remédios e outras substâncias toxicas) , queda de janelas, ferimentos com tesouras e facas escondem esse propósito de se punirem por não serem bons o suficiente para seus pais; de não serem iguais aos demais, a baixa autoestima e a dificuldade de lidar com tudo isso sozinhos.

O bulling, a incompreensao de pais e professores e de toda a sociedade pode interferir na auto estima dessa criança profundamente minando suas possibilidades de se formar e ate sobreviver. Essas crianças sao fortes candidatas a se tornarem jovens delinqüentes, incompreendidos e marginalizados.

Conhecer esse distúrbio e saber como lidar e fundamental. Segue um vídeo muito importante sobre esse tema; é o trailler de um filme indiano chamado Somos todos diferentes.

Por Paula Almeida - aluna do Curso Técnico em Dança




23 setembro 2011

100 dias entre Céu e Mar

Esse é o título do livro que recomendei a leitura para os alunos da matéria Administração Pessoal, do Curso Técnico.

O autor é Amyr Klink e além de ser uma lição de "eficácia", é uma leitura gostosa, cheia de emoções, surpresas, frustrações... enfim, a história de um sonho e a busca de sua realização.

A leitura do livro e a entrega de sua análise compõe a média geral. 


Boa leitura!

Por Fernanda Payão - Sócia-proprietária e professora de Administração e Planejamento no Curso Técnico em Dança

19 setembro 2011

Vice-treco do Sub-troço!

Na quinta e sexta aulas da matéria Administração e Planejamento Pessoal, fizemos exercícios nos quais identificamos nossas forças e fraquezas, também oportunidades e ameaças. Tudo isso pode nos ajudar a elaborar uma meta mais consciênte e realizável...

Dentro do exercício, também assistimos um video que para mim é um grande aprendizado, pois nos mostra como somos pequenos e o que realmente importa nesta existência. Passamos tanto tempo de nossas vidas nos preocupando com coisas bobas, que não fazem a menor diferença nem agora e nem daqui a 100 anos. Imagine então, se fará alguma diferença para o Universo?

Vale a pena assistir!!


Por Fernanda Payão - Sócia-proprietária e professora de Administração e Planejamento no Curso Técnico em Dança

15 setembro 2011

Da Criação Coreográfica


Desde que iniciei meus estudos no Curso Técnico em Dança muito já mudou em minha dança, em especial no que diz respeito à criação coreográfica.
Me lembro de minha primeira coreografia: era simples, com pouco repertório; limpa, mas singela.
Com o passar do tempo, houve evolução criativa, mas ainda tímida.
Percebi novas possibilidades e comecei a transpor a barreira entre somente técnica e técnica com inspiração. Mas foi só o começo.
Acabo de terminar uma das coreografias que minhas alunas apresentarão no espetáculo de final de ano da escola onde dou aulas e, posso garantir: me superei! Em tempo e qualidade.
Não só eu, mas as alunas também. 
Ficou muito mais interessante, mais expressiva, consegui colocar dentro da proposta do tema e todas conseguiram acompanhar minha evolução, evoluindo também.
Durante as aulas no curso técnico, aprendi várias maneiras de utilizar minha personalidade na criação coreográfica.
Lá, aprendo dicas e estudo coreógrafos importantes em todas as modalidades.
Mas o que significa coreografia?
Do grego: coreo= dança + grafia=escrita.
É a arte de compor um roteiro de movimentos que compõem uma dança.
Mas não deve ser matemático assim. Afinal, é uma arte.
Precisa ser um conjunto de emoções, técnica e história. Precisa fazer sentido e cativar quem assiste.
E eu acho que finalmente consegui!

13 setembro 2011

Percepção do Corpo


Nas últimas aulas no Curso Técnico em Dança tivemos bastantes exercícios de CONSCIÊNCIA CORPORAL – Em meu caso específico, consegui trabalhar a desinibição e a diferença entre Sentir e Expressar o que sentiu...

Muitas pessoas sentem mas não expressam ou não conseguem expressar essa emoção do momento, mas isso não significa que esse indivíduo não tem sentimentos ou é frio...

Em outro momento foi trabalhado a respiração, ou seja, fazer de uma ação mecânica (que é respirar) um ato consciente... Perceber a transição de inspirar e expirar o ar... Prestar atenção se respiramos pelo tórax ou pela barriga (que é o mais aconselhável)... 

As aulas a cada dia ficam mais interessantes, pois faz com que prestemos mais atenção em cada articulação do corpo, percepção de peso... e isso tudo está melhorando a minha QUALIDADE DO MOVIMENTO.

08 setembro 2011

Corpo Consciente

Dentre as matérias estudadas no Curso Técnico, a que mais me surpreende é a de Consciência Corporal, ministrada pela Profª Maria Otília Françoso (Didi).

Todas as aulas acabo aprendendo algo sobre mim e, surpreendentemente, sobre aqueles que me cercam.
As aulas são aplicadas de forma que, como o próprio nome diz, tomemos consciência de nosso corpo, até mesmo daquelas partes que esquecemos existir. E isso já fez minha dança mudar!

Começo a descobrir porque ficava tão cansada quando dançava.

Ter percepção e controle sobre os movimentos nos ajudam a corrigir aquilo que não está bom e a fortalecer o que está consciente, usando-o de forma melhor, mais ampla e limpa.

06 setembro 2011

Eterno Mahmoud Reda

Nas aula de Criação Coreográfica do Curso Técnico em Dança, tivemos que falar sobre um coreógrafo que mais nos identificamos e eu escolhi o Mahmoud Reda. Fica um vídeo de uma de suas coreografias e assistam também outras na seqüência no Youtube.









05 setembro 2011

Como obter reconhecimento com a arte profissional?

Confesso que tenho participado com empolgação de alguns debates sobre este tema, tanto no meio da dança do ventre, onde está acontecendo um movimento enorme sobre isso chamado de REVENTRE, como também com os meus amigos profissionais da Dança de Salão e outros ritmos, afinal todos querem os seus direitos trabalhistas na dança, o reconhecimento e a valorização da sua arte profissional, mas como conseguir isso? Como conseguir uma sociedade que enxergue o dançarino, o músico, ou o artista como profissional ?

Penso que isso deve partir dos próprios artistas com união, dedicação, seriedade e estudo! E quando digo estudo não é só sobre saber dançar e praticar a dança ou qualquer arte que seja, por que isso é o mínimo exigido, mas também é necessário avaliar qual é o objetivo do profissional, ou seja, se ele quer ser professor, compositor, coreógrafo, coordenador eventos, etc.

02 setembro 2011

Formação de Empreendedores

Tenho recebido vários pedidos dos alunos, durante as aulas da matéria "Administração e Planejamento Pessoal", para aprofundamento em questões referentes a empreendedorismo, isso porque grande parte tem o sonho de abrir sua própria Escola de Dança.

Fiquei pensando sobre o assunto e acho que é possivel criar encontros onde eu possa compartilhar minha experiência nessa área, tendo por base os diversos estudos que realizei na área de gestão e principalmente minha experiência pessoal.

Pensei em dividir esses encontros em Qualificação, Fundamentos e Desenvolvimento. Seria algo assim:

Qualificação: direcionado ao comportamento e atitudes. Grande parte do sucesso está relacionada em "como" reagimos as dificuldades, quais qualidades devemos fortalecer, o que é preciso mudar, enfim, será que eu tenho o perfil empreendedor?

Fundamentos: Tudo o que se relaciona a gestão de uma empresa, desde o fluxo de caixa, folha de pagamento, cálculo de preço, faturamente, capital de giro, toda parte administrativa, pois a empresa conversa com você através de números.

Desenvolvimento: Como colocar em prática, por onde começar, como conseguir capital inicial...

Ainda estou desenvolvendo os temas, mas gostaria de ouvir de vocês sugestões de conteúdo, quais suas necessidades, quais as maiores duvidas, assim posso compor melhor o projeto.

Penso também que posso direcionar este curso àqueles que já têm uma Escola e querem melhorar a produtividade, profissionalizar, aumentar faturamento, etc...

Vocês podem usar esse mesmo canal, através dos comentários ou enviar email diretamente para mim no endereço fernanda@shivanataraj.com.br

Conto com a ajuda de vocês!!

Por Fernanda Souza Payão - Sócia-proprietária e professora de DOC

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital