Confesso que tenho participado com empolgação de alguns debates sobre este tema, tanto no meio da dança do ventre, onde está acontecendo um movimento enorme sobre isso chamado de REVENTRE, como também com os meus amigos profissionais da Dança de Salão e outros ritmos, afinal todos querem os seus direitos trabalhistas na dança, o reconhecimento e a valorização da sua arte profissional, mas como conseguir isso? Como conseguir uma sociedade que enxergue o dançarino, o músico, ou o artista como profissional ?
Penso que isso deve partir dos próprios artistas com união, dedicação, seriedade e estudo! E quando digo estudo não é só sobre saber dançar e praticar a dança ou qualquer arte que seja, por que isso é o mínimo exigido, mas também é necessário avaliar qual é o objetivo do profissional, ou seja, se ele quer ser professor, compositor, coreógrafo, coordenador eventos, etc.
Definido o que se quer ou o que se pretende é importante se profissionalizar como qualquer profissão reconhecida no mercado de trabalho, afinal hoje temos o privilégio de escolher centenas de possibilidades profissionais, o que há 10 anos não era possível.
Dentro das artes em geral a que tenho mais conhecimento é a Dança, e neste seguimento devemos nos observar e perceber, por exemplo, se temos o dom de ensinar, e se sim precisamos saber como fazer, quais as maneiras e as técnicas mais adequadas para isso, etc. Mas independente disso, qualquer pessoa que queira se tornar um profissional nesta área é importante estudar matérias fundamentais como: anatomia, cinesiologia, psicologia, história da dança e das artes, consciência corporal, teatro, administração, marketing, eventos, e tudo o que envolve esta profissão.
Ressalto ainda que é fundamental entender e buscar quais as leis que nos ampara para segui-las e fazer valer os nossos direitos, pois se nós não fizermos a nossa parte, não poderemos exigir que a sociedade faça a dela, ou seja, enquanto existir em sua maioria profissionais desqualificados que trabalhem de graça ou sem capacitação, o reconhecimento não acontecerá.
E como aprender tudo isso? Buscando um curso profissionalizante sério, ou seja, com reconhecimento do MEC, pois assim você terá certeza de estar num direcionamento correto.
Ainda temos poucos cursos para a área da Dança, mas eles existem e o único curso técnico que abrange as necessidades reais do mercado e que está disponível para qualquer pessoa que queira se especializar ou se tornar um profissional reconhecido é este Curso Técnico em Dança do ShivaNataraj, do qual sinto cada vez mais orgulho de participar.
Através do estudo e da capacitação profissional abriremos um grande caminho para o reconhecimento e a valorização tão almejada.
E você leitor(a) o que acha?
Até a próxima!
Um beijo,
Regiane Macedo
05 setembro 2011
Como obter reconhecimento com a arte profissional?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário