24 outubro 2011

Colocando os pés no chão

Já comentei aqui e em outros canais como eu gosto da aula de Consciência Corporal. Para mim, a mais importante desse semestre.

Nos últimos trabalhos, aprendemos um pouco sobre o método desenvolvido pelo brilhante Klaus Vianna.

Klaus trabalhava em torno do princípio de que toda pessoa traz dentro de si a sua dança, e o professor funciona como aquele que deve trazê-la à luz. Para isso, é preciso que se chegue a uma grande soltura física, obtida por meio da profunda consciência do próprio corpo - músculos, articulações, ossos - sem o que o ator não faz mais do que reproduzir formas existentes.

Pois bem, eis que finalmente fui apresentada aos meus pés.


Depois de várias aulas e alguns exercícios, descobri que meus pés eram os grandes "vilões" para meu desenvolvimento como bailarina.

Com o auxílio da super Professora Maria Otília (Didi), fui observando o papel de meus pés durante minha dança. Bingo!

Eles têm refletido, além da questão postural, fatores outros, que incluem minha ansiedade e falta de controle da energia emanada enquanto danço. Isso foi observado também nas aulas de Jazz e Dança Cigana.

Aprendi a partir dos meus pés (pode acreditar) que preciso me concentrar antes de entrar em cena, colocar os pés no chão, acertar minha postura, respirar e me jogar! De preferência nessa ordem.

Agora me fala: quando e onde eu iria saber uma coisa dessa?

Quando aprendi a dançar, ninguém me falou sobre nada disso, pelo menos não dessa forma. Agente aprende as técnicas, alguma coisa sobre improviso e só.

O estudo é pouco aprofundado nesse sentido e, ao meu ver, ainda é banalizado por vários motivos, inclusive por esse.

Eu acredito que uma formação completa e coerente deve conter vários estudos, muita experimentação e dedicação.

Por isso, afirmo, novamente, que minha dança encontrou seu caminho, está criando identidade e é muito melhor hoje, mas será ainda melhor amanhã, e depois, e depois....

Um comentário:

  1. Ju! Adorei o "super professora" e a aula mais importante". Sinto- me realizada em ver vc e todos os alunos do Técnico "se jogarem" na aulas de Consciência Corporal. A entrega ao processo é fundamental, as vezes dolorido, contudo a descoberta de uma identidade corporal nos torna íntegros para a dança e para vida. Abraços à todos!! DiDi

    ResponderExcluir

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital