08 novembro 2011

Proatividade ou Reatividade na vida?

As aulas de Administração no Curso Técnico estão sendo muito proveitosas para mim tanto em termos de crescimento pessoal como profissional.

Ao estudar sobre os hábitos da proatividade e da reatividade pude perceber que tudo que conquistei foi quando agi de forma proativa da mesma forma que quando comecei a ser reativa parei de conquistar.

E isso serve para todas as áreas da minha vida, quando cuido e trato com carinho eu também sou cuidada e tratada com carinho, quando trabalho com o objetivo de fazer o meu melhor, fico muito satisfeita com os resultados e percebo que o retorno é garantido, e assim sucessivamente.


Ler sobre esses hábitos me fizerem lembrar de outras filosofias que também afirmam que é essa é uma das grandes leis do universo, ou seja, a lei da ação e reação tão presente no dia a dia. Acredito que essa é a forma da vida pedir para que tenhamos responsabilidade com os nossos atos, e é também a lei que diz que o plantio é opcional mas que a colheita é obrigatória, logo se plantar sorrisos e alegria é o que colherá no tempo da colheita.

Usando dessa analogia podemos dizer que as pessoas proativas escolhem ou, ao menos buscam escolher de forma consciente tudo o que plantam por que sabem o que querem colher , e por outro lado as pessoas reativas não plantam ou não se responsabilizam pelas suas plantações mas querem colher algo desejado e especifico, como por exemplo lançar sementes de melancia no solo e querer colher abacaxi.

A provatividade é a força que vem de dentro de nós e que nos faz buscar caminhos e alternativas para as nossas realizações, nos ajuda a ter consciência de que a responsabilidade pelas nossas conquistas está nas nossas mãos e reforça o poder e a capacidade incrível que cada ser humano tem de se desenvolver, criar, mudar, planejar, etc.

Já a reatividade nos faz culpar tudo o que vem de fora pelos insucessos e pela falta de sorte, não nos deixa enxergar a falta de compromisso que isso traz para a nossa vida e culpamos as pessoas, o trabalho, o tempo, e o que mais for necessário para justificar os fracassos.

É claro que independente de sermos proativos ou reativos os fatos ruins continuarão a acontecer mas a grande diferença será a forma como iremos reagir a esses fatos, e é isso que fará toda a diferença do quanto seremos atingidos.

Aprendi que proatividade nos dá a clareza do poder de escolher nossos caminhos nos tornando livres para mudarmos tudo o que for necessário para a nossa evolução dentro dos princípios mais elevados.

E para saber se estou seguindo esses princípios acredito que seguir uma regra básica bem conhecida pode direcionar qualquer pessoa para o caminho certo: Não faça com os outros aquilo que você não quer que façam com você.

Um beijo!

Regiane Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital