12 outubro 2011

O Poder da Interdependência

Desde a minha primeira aula de Administração no Curso Técnico que eu fiquei felíz por saber que iríamos trabalhar com o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” como base para os nossos estudos com o propósito de mudanças de paradigmas que não nos deixam evoluir.

No decorrer das aulas a Professora Fernanda Payão nos falou sobre a importância da interdependência, e esse conceito me chamou atenção de imediato, e agora vou explicar o porquê.

Sempre fui muito independente e por conta disso a simples idéia de depender de outras pessoas para que eu faça alguma coisa ou acredite em algo, já me causa descontentamento imediato, portanto desde criança eu direcionei minha vida buscando essa independência, trabalhando muito, indo morar sozinha e sempre estudando e busando coisas novas, sem precisar de alguém que me dissesse: Vamos que eu preciso que você faça isso comigo ou você só pode fazer se eu deixar, etc... normalmente era eu a grande incentivadora dos cursos, estudos e novidades a minha volta. Sempre proativa, determinada e corajosa estava a frente servindo de exemplo em muitas situações.

Só que com o passar dos anos essa independência foi me gerando um vazio, e eu não sabia explicar o por que dessa sensação de constante insatisfação com as minhas conquistas, e por conta desse sentimento eu fui ficando dia a dia desmotivada com a vida, e para uma pessoa independente a motivação é a sua sobrevivência. No entanto, demorei para perceber o real motivo e assim minha vida virou de cabeça pra baixo, com incontáveis perdas financeiras, projetos fracassados, desempregos, relacionamentos amorosos conturbados e uma volta à tão temida dependência financeira para a sobrevivência diária.

E agora? Nada tem graça! O que fazer quando até a arte de dançar que tanto amo não me motiva mais? Eu que sempre fui exemplo de autoestima altíssima, onde ela está agora? Qual o caminho? Por que está tudo dando errado?

E as muitas perguntas lançadas ao Universo continuaram até a Vida me dá de presente a oportunidade de entrar em contato com a filosofia dos 7 Hábitos e dentre elas está lá o conceito da incrível INTERDEPENDÊNCIA e o que ela resumidamente diz é:

- “A dependência é o paradigma do você. Você tem que tomar conta de mim. Você fez a coisa certa. Você não fez a coisa certa. Eu culpo você pelos resultados.

- A independência é o paradigma do eu. Eu sei fazer. Eu sou responsável. Eu tenho certeza. Eu sei escolher.

- A interdependência é o paradigma do nós. Nós podemos isso. Nós podemos cooperar. Nós vamos unir nossos talentos e habilidades para juntos criarmos algo maior.”

Assim o autor afirma que: “As pessoas dependentes precisam das outras para conseguir o que desejam. As pessoas independentes conseguem obter o que desejam por meio de seu próprio esforço. As pessoas interdependentes combinam seus próprios esforços com os esforços dos outros para conseguir um resultado muito melhor.”

E esse novo conceito me fez perceber que por mais independente que eu seja, eu só realmente conseguirei viver felíz e motivada se me unir a outras pessoas em busca da interdependência, que é esse conceito que eu desejo para determinar os meus projetos, as minhas metas e os meus sonhos, por que é através dele que posso me unir a uma ou mais pessoas para encontrarmos soluções muito mais gratificantes e grandiosas do que se eu estivesse sozinha.

Claro que lendo somente este texto a solução pode parecer simplista, mas aqui o meu objetivo foi dar um exemplo de mudança que o curso está proporcionando à minha vida e gerar interesse das outras pessoas em relação ao tema para um aprofundamento posterior em tudo o que o engloba.

Um beijo!

Regiane Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital