30 agosto 2011

Percepção geral do Curso Técnico em Dança após um mês!

Já se passou o primeiro mês do Curso Técnico em Dança, estou na parte teórica e confesso, eu tenho impressão que estou a muito mais tempo... digo isso, pois é um curso extenso com muitas informações e professores comprometidos.

Sempre a primeira aula é de organização de tempo e criação de eventos de dança: Em pouco tempo já conseguimos identificar de que forma utilizamos mal o nosso tempo e que com a orientação constante da professora, estamos a cada aula nos organizando não só para aplicarmos melhor o tempo no trabalho ou nas aulas, mas sim em nossa vida pessoal. Nunca vou me esquecer da frase principal... “TEMPO É VIDA!”...

Nas aulas de consciência corporal: somos levados a ter mais percepções do nosso corpo... do dedinho do pé até o ultimo fio de cabelo... e o mais interessante é que praticamente 100% dos alunos já perceberam essa mudança de consciência ao fazer uma apresentação em suas carreiras... inclusive eu...

29 agosto 2011

Um mês de Curso Técnico!

Estou completando um mês de aulas no Curso Técnico do Shiva Nataraj!
Eu achei que fazer o curso seria legal, mas não pensei que fosse fantástico! Explico porque:
A escola tem um dos ambientes mais agradáveis que eu já frequentei. 
Desde os professores, assistentes até os alunos, todos são deliciosamente adoráveis. Me sinto em casa. Me sinto parte da família.
Todos me acolheram super bem e compartilham experiências e idéias comigo.
Além do mais, o espaço é super bacana, grande, bem organizado e conta com uma cantina que é uma perdição.
Nesse primeiro semestre minhas aulas são Administração e Planejamento, Criação Coreográfica, Preparação  Física e Consciência Corporal. Uma surpresa a cada aula. Descubro coisas sobre mim e sobre meu trabalho que não descobriria em lugar nenhum.
Comecei a fazer Dança Cigana e percebi que já devia ter começado a muito tempo. A "minha cigana" está agradecida.
E retomei as aulas de jazz, paradas desde minha infância, o que tem me ajudado muito na minha dança (do ventre).
Esse é só o começo. Mal posso esperar pelos próximos meses, semestres e anos (são 3 no total) para me tornar uma profissional mais qualificada, ativa e feliz.
Obrigada Shiva Nataraj, Fernanda e Lêda, pela oportunidade grandiosa e única que me deram.

25 agosto 2011

Por Que não Profissionalizar?

Tenho observado muito, durante todos estes anos em que estive envolvida em danças e em especial danças árabes, que existe uma resistência muito grande entre os “profissionais” da área em assumir legalmente sua profissão, ou seja, professor de dança ou dançarino.

Talvez essa resistência seja cultural, devido aos preconceitos sofridos dentro de uma sociedade excessivamente material onde a arte não é reconhecida como uma profissão, mas apenas um passatempo ou terapia. Essa crença que vem nos perseguindo há séculos, faz parte do inconsciente coletivo no qual estamos imersos e de alguma forma está enraizada em nossas mentes.

23 agosto 2011

Perdi uma Aula do Técnico!

Sábado (20/08) não consegui fazer minhas aulas no Shiva Nataraj, graças a uma bela dor de garganta e enxaqueca ... mas acabei aproveitando que este é meu último final de semana "livre" para comprar minhas castanholas para as aulas de flamenco da Prof.a Simone (sim ... agora, além de dançar, vou aprender a tocar um instrumento musical) e encomendar meus sapatos. Estou adorando a oportunidade de fazer várias aulas, de danças que eu nem sonhei que um dia faria ... sim ... O curso técnico de danças vai muito além de uma certificação, abre nossa mente para viver experiências incríveis. Este é o verdadeiro poder da dança.

Semana que vem, ninguém me segura!

Publicado por Camila Oliva Meirelles Jardineiro

22 agosto 2011

Etiqueta para sala de aula

Essa semana durante a aula de Criação Coreográfica discutíamos sobre o comportamento de algumas alunas na sala de aula.

Me lembrei de um post que escrevi no meu blog (jusobrall.blogspot.com), há um tempo atrás, quando tratei do assunto.

Reescrevendo-o, percebi que várias coisas estudadas na aula de Administração e Planejamento caberiam aqui.
Esses tópicos são direcionados para aulas de dança do vente, mas podem livremente ser usados em qualquer modalidade.

Vejamos:

19 agosto 2011

Primeiras Impressões sobre o Curso Técnico em Dança no ShivaNarataj

É com muita alegria que venho falar sobre as minhas primeiras impressões sobre o Curso Técnico em Dança no ShivaNarataj.

O ambiente é extremamente acolhedor, é tudo muito limpo e organizado e a delicadeza da decoração é percebida em todos os detalhes. E para completar este bem estar fui atendida com muita cortesia por todos os profissionais que têm sempre um sorriso no rosto e o foco constante em fazer eu me sentir bem vinda.

A grade de aulas é realmente enriquecedora, com matérias que são extremamente pertinentes para o desenvolvimento que um profissional de dança necessita para melhorar sua qualidade não só fisica, mas também intelectual, emocional e espiritual.

Na aula de Administração estamos estudando com a Fernanda Payão que além de ter formação na área, é uma das sócias proprietárias do ShivaNataraj e Professora de DOC, ou seja, tem uma bagagem perfeita para transmitir a melhor forma de administrarmos uma carreira bem sucedida com a dança.

12 agosto 2011

Conclusão do Curso Técnico

Eu como já estava no mercado de trabalho, fazendo o técnico percebi que me faltava conhecimentos do corpo humano, porque eu trabalhava com ele, mas nem sempre sabia como utiliza-lo da melhor forma. E até ensinar como as pessoas desenvolveriam uma forma melhor de aprender.

Também consegui entender o funcionamento de cada aluno, ou cada turma. O porque tem turmas que aprendem muito mais rápido e outras demoram um pouco mais. As dificuldades motoras dos alunos, do espaço, a musicalidade, o contato com o outro, e principalmente o contato com o público.

É uma pena que muitos profissionais na área de dança de salão ainda desconheçam o nosso curso técnico. E que os que conhecem, nem sempre o valorizam. Os donos de academias, quando vêem o curso, se interessam e questionam muito mais para saber a diferença do profissional que tem e o que não tem o curso.



Muitas pessoas vão procurar o curso, achando que vão ter "passos" mirabolantes, mas é bom deixar claro, que vamos mais a fundo. Passos todo mundo consegue fazer, é só uma questão de juntar o mecanismo com o a prática. Agora entender o como ele é feito, quais musculos devem ser trabalhados para executa-los, a melhor didática, entender que cada aluno conseguirá fazer de um jeito diferente sendo visual, sinestésico ou auditivo. Enfim, muitas coisas mudam, e claream para quem fez o curso.

Além de estarmos trocando informações, observando e vivenciando experiências de outras áreas, outras modalidades.

Por Juliana Sanches - Professora de Dança de Salão

11 agosto 2011

Mahmoud Reda e sua Troupe

Mahmoud Reda é considerado o "pai" do folclore árabe, uma lenda no meio artístico. O pioneiro da dança-teatro no Egito. Co-fundador da Reda Troupe.

Pode-se considerar que foi ele quem introduziu as técnicas de Ballet Clássico nas danças árabes, em especial no folclore. Também utilizava princípios de jazz, dança hindu e folclore russo.

Nascido em 18 de março de 1930 no Cairo, Egito, em família de classe média-alta; seu pai era autor e bibliotecário-chefe da Universidade do Cairo e, com sua esposa criou uma família que viveu cercada de cultura e em sintonia com o modernismo que varria o Egito na época.

Cultuavam o atletismo e tinham dons musicais. Esse ambiente no qual Mahmoud foi criado foi essencial na promoção de suas tendências artísticas, além de seus atributos físicos, que ajudaram ainda mais suas habilidades como bailarino.

Curiosidade sobre Mahmoud: participou dos Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952, representando o Egito na ginástica, após ter ganhado medalha de ouro em campeonato realizado na Alexandria.

Mahmoud formou-se em comércio na Universidade do Cairo. De 1982 a 1990 foi Subsecretário de Estado do Ministério da Cultura.

Coreógrafo e solista em diversas produções, fez turnê em mais de 60 países, tocando nos palcos mais prestigiados do mundo. Também foi ator principal, bailarino e coreógrafo em diversos filmes egípcios. Chegou a ser comparado a Gene Kelly e Fred Astaire.

Entre os locais de suas apresentações podemos citar: Carnegie Hall (USA), Albert Hall (UK), Congress Hall (Germany), Stanilawisky e Gorky Theaters (URSS), Olympia (France) e United Nations (Geneve).

10 agosto 2011

Bem-vindos!

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao BLOG CURSO TÉCNICO DANÇA!!

Este será nosso canal para compartilhar as transformações que o Curso Técnico em Dança vem causando em nós professores e alunos durante estes 2 anos e meio de convivência.

São tantos aprendizados e tantas coisas boas que merecem ser divulgadas para outros profissionais da área e interessados em tornar sua paixão em profissão. É preciso saber a importância da profissionalização!! Quantas portas se abrem, quantas fichas caem, como podemos ser prósperos quando temos metas e procedimentos, um norte para seguir.

Como já dizia o gato da Alice no País das Maravilhas “Quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Mas agora nós sabemos!!

Neste blog, você encontrará artigos de alunos e professores falando sobre suas experiências, trazendo novidades, compartilhando conhecimento, sentimentos, percepções, conteúdo e muito mais.

Espero que você possa nos acompanhar semanalmente e contribuir com seus comentários. Como diz Stephen Covey “Vamos pensar ganha/ganha e em abundância!!”

Por Fernanda Payão – sócia proprietária do Shiva Nataraj Danças e Práticas e professora de DOC

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital