29 agosto 2012

Terminologia do Ballet Clássico aplicada às Danças Árabes

Hoje falaremos sobre alguns passos estudados na aula de Terminologia (referente a passos de Ballet Clássico) aplicados às Danças Árabes.

Muito tem se falado sobre a constante utilização de passos de Ballet na execução da Dança Oriental/Árabe. Existem muitas controvérsias, discussões e até mesmo a aceitação ou não desses passos em outra modalidade. No entanto, o intuito desse post não é gerar mais "falatórios", e sim, entender como é possível e aceitável a contribuição do Ballet na Dança Árabe. Sem mais.

Entre as propostas da aula de Terminologia estão: o conhecimento da nomenclatura do Ballet Clássico e o auxílio nas outras modalidades e o incentivo ao aluno para que forme sua própria nomenclatura na modalidade que irá trabalhar. No meu caso, Danças Árabes.

Para citar alguns exemplos de termos utilizados no Ballet que podem facilmente ser adaptados à Dança Oriental, temos:

1. Arabesques: palavra originária do árabe, significa ornamento. Posição no qual o peso do corpo é sustentado numa só perna enquanto a outra se encontra esticada para trás, com os braços dispostos de forma graciosa.
Em muito momentos da Dança Clássica Oriental vemos bailarinas executando esse movimento.

2. Adágio: devagar ou com descanso. Qualquer dança ou combinação de passos feitos para a música lenta. Sucessão de movimentos lentos que podem ser simples ou de caráter complexo.
Durante o taksim, a meu ver, é justamente isso que as bailarinas fazem.

3. Cambré: arqueado. Dobrar o corpo a partir da cintura para frente, para trás ou para os lados, com a cabeça acompanhando os movimentos.
Aqui outro exemplo. É muito comum vermos bailarinas executando cambrés durante a dança. Algumas até arqueando ao corpo até o chão.

Esses foram somente alguns dos passos de Ballet Clássico frequentemente utilizados na Dança Árabe.
Afora os exemplos citados, temos que o Ballet Clássico, sem dúvida, ajuda bastante no que diz respeito à postura, utilização de braços; na execução de giros e deslocamentos.

É um complemento importante e diferenciador de sua dança. Falo com experiência própria.

Meus agradecimentos às Professoras: Aninha Barbosa, Symone Coelho e Letícia Rodrigues, por me mostrarem esse universo tão rico.

Fonte: Apostila - "Terminologia Aplicada à Diversas Modalidades"

Um comentário:

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital