24 outubro 2011

Colocando os pés no chão

Já comentei aqui e em outros canais como eu gosto da aula de Consciência Corporal. Para mim, a mais importante desse semestre.

Nos últimos trabalhos, aprendemos um pouco sobre o método desenvolvido pelo brilhante Klaus Vianna.

Klaus trabalhava em torno do princípio de que toda pessoa traz dentro de si a sua dança, e o professor funciona como aquele que deve trazê-la à luz. Para isso, é preciso que se chegue a uma grande soltura física, obtida por meio da profunda consciência do próprio corpo - músculos, articulações, ossos - sem o que o ator não faz mais do que reproduzir formas existentes.

Pois bem, eis que finalmente fui apresentada aos meus pés.


19 outubro 2011

A Magia da Dança Cigana

Dentro da proposta do Curso Técnico além das aulas práticas e teóricas da grade temos a oportunidade de frequentar as turmas regulares de todas as modalidades de dança oferecidas pelo ShivaNataraj.

E assim, há duas semanas eu tive o imenso prazer de ter o meu primeiro contato com uma aula de dança cigana, que é ministrada pela Professora Mhelani que carinhosamente chamamos de Mel, e a energia dessa aula é realmente imensurável! Para mim foi umas das experiências mais prazerosas que tive nos últimos tempos em relação a aulas de dança!

13 outubro 2011

Ética x Moral





Trecho da entrevista com Mário Sérgio Cortella no Programa do Jô que trata de forma descontraída e clara sobre Ética e Moral.

Pessoal, segue o material da ultima aula de Administração e Planejamento Pessoal!

“A área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas" e busca explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Neste sentido, ética pode ser definida como a ciência que estuda a conduta humana e a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do Bem e do Mal. 

A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética."

Por Fernanda Payão - Sócia-proprietária, professora de Administração e Planejamento

12 outubro 2011

O Poder da Interdependência

Desde a minha primeira aula de Administração no Curso Técnico que eu fiquei felíz por saber que iríamos trabalhar com o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” como base para os nossos estudos com o propósito de mudanças de paradigmas que não nos deixam evoluir.

No decorrer das aulas a Professora Fernanda Payão nos falou sobre a importância da interdependência, e esse conceito me chamou atenção de imediato, e agora vou explicar o porquê.

Sempre fui muito independente e por conta disso a simples idéia de depender de outras pessoas para que eu faça alguma coisa ou acredite em algo, já me causa descontentamento imediato, portanto desde criança eu direcionei minha vida buscando essa independência, trabalhando muito, indo morar sozinha e sempre estudando e busando coisas novas, sem precisar de alguém que me dissesse: Vamos que eu preciso que você faça isso comigo ou você só pode fazer se eu deixar, etc... normalmente era eu a grande incentivadora dos cursos, estudos e novidades a minha volta. Sempre proativa, determinada e corajosa estava a frente servindo de exemplo em muitas situações.

Só que com o passar dos anos essa independência foi me gerando um vazio, e eu não sabia explicar o por que dessa sensação de constante insatisfação com as minhas conquistas, e por conta desse sentimento eu fui ficando dia a dia desmotivada com a vida, e para uma pessoa independente a motivação é a sua sobrevivência. No entanto, demorei para perceber o real motivo e assim minha vida virou de cabeça pra baixo, com incontáveis perdas financeiras, projetos fracassados, desempregos, relacionamentos amorosos conturbados e uma volta à tão temida dependência financeira para a sobrevivência diária.

E agora? Nada tem graça! O que fazer quando até a arte de dançar que tanto amo não me motiva mais? Eu que sempre fui exemplo de autoestima altíssima, onde ela está agora? Qual o caminho? Por que está tudo dando errado?

E as muitas perguntas lançadas ao Universo continuaram até a Vida me dá de presente a oportunidade de entrar em contato com a filosofia dos 7 Hábitos e dentre elas está lá o conceito da incrível INTERDEPENDÊNCIA e o que ela resumidamente diz é:

- “A dependência é o paradigma do você. Você tem que tomar conta de mim. Você fez a coisa certa. Você não fez a coisa certa. Eu culpo você pelos resultados.

- A independência é o paradigma do eu. Eu sei fazer. Eu sou responsável. Eu tenho certeza. Eu sei escolher.

- A interdependência é o paradigma do nós. Nós podemos isso. Nós podemos cooperar. Nós vamos unir nossos talentos e habilidades para juntos criarmos algo maior.”

Assim o autor afirma que: “As pessoas dependentes precisam das outras para conseguir o que desejam. As pessoas independentes conseguem obter o que desejam por meio de seu próprio esforço. As pessoas interdependentes combinam seus próprios esforços com os esforços dos outros para conseguir um resultado muito melhor.”

E esse novo conceito me fez perceber que por mais independente que eu seja, eu só realmente conseguirei viver felíz e motivada se me unir a outras pessoas em busca da interdependência, que é esse conceito que eu desejo para determinar os meus projetos, as minhas metas e os meus sonhos, por que é através dele que posso me unir a uma ou mais pessoas para encontrarmos soluções muito mais gratificantes e grandiosas do que se eu estivesse sozinha.

Claro que lendo somente este texto a solução pode parecer simplista, mas aqui o meu objetivo foi dar um exemplo de mudança que o curso está proporcionando à minha vida e gerar interesse das outras pessoas em relação ao tema para um aprofundamento posterior em tudo o que o engloba.

Um beijo!

Regiane Macedo

10 outubro 2011

Organização de Tempo é Preciso!


Dentro das aulas de organização de tempo e eventos de dança... Cada vez mais percebemos a importância de criamos uma meta e definir quais as ações mais importantes para alcançá-las... 

Também tomamos consciência que às vezes um valor financeiro aparentemente alto e fora de nossos alcances pode se tornar viável quando planejamos e colocamos as metas e ações em pratica. Tudo depende de que forma vemos as coisas e a mudança de valores pessoais.

Também fomos levados a perceber que em grupo e com ações cooperativadas o resultado pode ser melhor que se agirmos de forma individual e até egoístas.

ENTÃO VAMOS RECORDAR:
 
TEMPO É VIDA... PLANEJAR... DEFINIR METAS... DEFINIR AÇÕES PARA ALCANÇAR ESSAS METAS... COMPARTILHAR... COOPERATIVAR...

06 outubro 2011

O problema de um é o problema de todos!


Gente, achei esse texto interessante e cabível no nosso dia-a-dia. Compartilho para reflexão!

Acho que se encaixa na leitura do livro (Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes) no hábito pensar ganha/ganha!

A importância da Dança de Salão

Apesar de ter como a minha primeira opção de Especialização no Curso Técnico as Danças Árabes, eu também tenho o objetivo de me especializar em Dança de Salão.

Todas as danças trazem benefícios para quem as pratica, e a dança de salão tem uma característica que é importantes de ser ressaltada que é a sociabilização, pois só pode ser realizada pela vontade de duas pessoas.

A dama é estimulada a estar segura de si para que aceite delicadamente as sugestões de movimentos que serão conduzidos pelo cavalheiro, e este por sua vez necessita exercitar a gentileza de mostrar o caminho que ele irá percorrer junto com a dama, o que gera cumplicidade e uma boa parceria.

Dessa forma posso afirmar que é uma das grandes ferramentas que temos na sociedade para trabalharmos o desenvolvimento humano através do respeito, da cordialidade e da alegria. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade física ainda promove de forma quase que automática a mediatação ativa, pois faz com que o cérebro se concentre totalmente na perfeita execução dos movimentos dentro da particularidade de cada ritmo promovendo assim um bem estar imediato, podendo aliviar os sintomas de estresse normalmente causado pela rotina de se viver em uma grande cidade como São Paulo.

Estou fazendo as aulas com a professora Juliana Sanches que eu já conhecia através de outras academias das quais trabalhamos que é uma pessoa muito querida a qual fez questão de me receber com muito carinho desde o primeiro instante que soube que eu faria o curso.

As aulas dela são descontraídas e mal vejo passar a hora, a interação com os outros alunos foi imediata, fora que ela me apresentou para todos eles cheia de elogios dizendo que era uma honra ter a minha presença em sala! rs É uma fofa mesmo!

Tenho muita experiência em um dos ritmos da dança de salão que é o zouk , mas com os outros ritmos só tenho os conhecimentos mais básicos por isso estou nas aulas para me aprimorar e oferecer ajuda no que estiver ao meu alcance, e já combinamos trabalhos extras para o meu desenvolvimento, e a troca de conhecimentos, mostrando mais qualidades dos professores do ShivaNataraj que é a humildade e a vontade de servir que todos têm.

Um beijo!

Regiane Macedo

03 outubro 2011

A Prática leva à Perfeição

Além das aulas teóricas e dirigidas, teremos avaliação técnica periódica em três modalidades: uma escolhida para especialização e outras duas à critério do aluno.
Ontem fiz minha primeira: danças árabes.
É incrível como dançar por si só não funciona.
Para que se chegue num resultado positivo várias coisas devem trabalhar em conjunto: corpo, mente e espirito.
É por isso que além da prática na dança estudamos:
Administração: porque eu tive que me organizar para que a prova acontecesse;
Criação Coreográfica: para me tornar criativa;
Preparação Física: para aguentar o pique; e
Consciência Corporal: para saber utilizar meu corpo aliado a minha mente.
Fui avaliada pela Profª Kelly Obara (coordenadora da especialização em danças árabes) e foi super bacana o resultado: meu deu um notão, parabéns e várias dicas super legais.
Minha meta é levar um 10,00 , mas achei bonito o 9,5.............

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital