Olá Amigos!
Mais um semestre de estudo do Curso Técnico em Dança do ShivaNataraj se inicia e como sempre muitas novas informações chegam até nós para ampliarmos nosso conhecimento, para aprimorarmos tanto as nossas habilidades ténicas, como nossa performance, não só em apresentações mas também nas aulas.
Mais um semestre de estudo do Curso Técnico em Dança do ShivaNataraj se inicia e como sempre muitas novas informações chegam até nós para ampliarmos nosso conhecimento, para aprimorarmos tanto as nossas habilidades ténicas, como nossa performance, não só em apresentações mas também nas aulas.
Uma das disciplinas deste semestre é Nutrição, que é um assunto cada vez mais estudado por todas as pessoas devido a sua importância para a vida e principalmente para quem trabalha com atividade física como nós profissionais da dança, pois é a partir de uma boa nutrição alimentar que podemos extrair a melhor performance do nosso corpo, tanto para mantê-lo saúdavel como para potencializar sua força e vitalidade.
Para não me estender muito vou dividir este assunto em algumas etapas, assim também posso me aprofundar um pouco mais sobre cada tema.
Mas afinal o que é Nutrição?
Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizam de alimentos para assimilar os nutrientes ingeridos para a realização de suas funções vitais . É o ato de nutrir o corpo, que é diferente de somente alimentá-lo.
Esse processo é essencial para o desenvolvimento das crianças e para a manutenção e equilibrio dos adultos. Alimentar-se de forma saudável é o que gera o perfeito equilíbrio que o corpo precisa para funcionar da melhor forma possível.
Essa alimentação saudável deve conter alimentos diversos e adequados dependendo da rotina de cada pessoa com equilíbrio entre os carboidratos, as proteínas, os lipídeos, as vitaminas, os sais minerais, as fibras e a água. Sabemos que tanto a falta quanto o excesso de um ou mais nutrientes pode causar desequilibrio no organismo.
Os alimentos são divididos em 3 grandes grupos:
- Construtores: que são ricos em proteinas, responsáveis pela formação, crescimento e manutenção dos tecidos. Ex.: Carne, peixe, frango, ovos, leite, iogurte, etc.
- Energéticos: são ricos em carboidratos e gorduras, responsáveis pelo fornecimento de energia para todas as atividades do organismo, tanto as voluntárias como as involuntárias. Ex.: Óleos, massas, batata, doces, etc.
- Reguladores: são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras e também a água, responsáveis pelo bom funcionamento de todo o organismo. Ex.: Legumes, frutas, verduras, etc.
Com o acesso mais fácil a especialistas da área é sempre interessante buscar o auxílio de um profisseional qualificado para avaliação do seu cardápio.
Até o próximo post!
Fontes:
Apostila de Nutrição Aplicada a Atividade Física – ShivaNataraj
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nutricao
ótimo oportunidade, pra quem busca um curso técnico na área!
ResponderExcluir