01 maio 2012

Mais Qualidade de vida com a Dança do Ventre


Dentro da matéria de cinesiologia do Curso Técnico em Dança, estamos desenvolvendo um artigo relacionado a pesquisa científica de temas relevantes ao nosso trabalho diário dentro da dança.

Escolhi abordar o tema: “A importância dos movimentos de mãos e braços da dança do ventre para a prevenção e cura de patologias”, como por exemplo a tendinite, muito comum por conta do excesso de uso de teclados, sejam eles PABX, máquinas registradoras em supermercados, computadores, ou qualquer tipo de atividade repetitiva que cause as tão conhecidas “LER” (Lesão por esforço repetitivo)*.

Tenho observado em todos os anos de prática da dança do ventre que tanto eu, como todas as minhas alunas e colegas de profissão não tem tendinite. E eu inclusive tenho casos de alunas que foram curadas após uns 3 meses de prática.

Dentro dos estudos cinesiológicos nas aulas, o professor Auderley nos esclareceu que os movimentos ondulatórios e sinuosos são realmente importantes e benéficos para o corpo, pois ajudam a mantê-lo ativo de forma saudável, estimulando uma movimentação saudável dos ossos, músculos e articulações evitando lesões causadas pelo sedentarismo. E dentro da dança do ventre existem muitos movimentos com estas características o que me respalda ainda mais a dar continuidade na minha linha de raciocínio para formalizar esta pesquisa.

Espero poder contar com a colaboração do maior número possível de praticantes pois, através desta pesquisa cientifica quantitativa, pretendo comprovar o que tenho constatado na prática, e assim poder oferecer mais um benefício que aumenta a qualidade de vida dos praticantes dessa arte que tanto admiro.

*Mais informações sobre LER no link abaixo:
http://www.infoescola.com/doencas/lesao-por-esforco-repetitivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital