22 maio 2012

Danças Árabes e a prática em Baladi

No novo formato do Curso Técnico em Dança, todos os alunos, seja qual a modalidade escolhida na especialização, terão aulas práticas em todos os tipos de dança.

Esse primeiro trimestre foi o das Danças Árabes, ministrado pela Professora e Bailarina Dana El Fareda.

A turma foi dividida em grupos que deveriam apresentar trabalho sobre determinado estilo de dança: khaleege,  saidi, dança núbia e baladi (tema de meu grupo).

Juntamente com as alunas Ana Lucia, Letícia e Mayara, fizezemos pesquisas em diversos blogs, redes sociais, sites e vídeos no youtube a respeito do assunto (fontes ao final).


07 maio 2012

Produção de Espetáculos

Olá amigos!

Este semestre o ShivaNataraj está oferecendo o curso Produção de Espetáculo, dentro da grade do curso técnico, e temos como diferencial a utilização de um ambiente na internet onde podemos trocar nossas experiências sobre o tema e também tirarmos nossas dúvidas.

Essa interatividade tem contribuido para ampliarmos nossos conhecimentos visto que, compartilhamos através dele todas as nossas pesquisas. E como temos pessoas com formação e experiências diversas o conteúdo se torna uma ferramenta enriquecedora.

Eu, por exemplo, sou Secretária Executiva de formação, tenho 15 anos de experiência nessa área e tive a oportuniddade de organizar e administrar eventos empresariais, temos também outros profissionais autônomos que já têm experiência em eventos artísticos, outros são publicitários, empresários de outras áreas, atores, advogados, e assim por diante. Portanto, essa estratégia de unir todas as turmas do curso dentro da ferramenta foi muito inteligente e está sendo fundamental.

Muita gente acha que promover um evento é muito simples, mas sabemos que para um evento ser bem sucedido ele precisa ser bem planejado e ter objetivo definido.

Para isso tivemos este mês o aprendizado de uma técnica empresarial americana muito utilizada no mundo todo chamada de Análise SWOT, sigla em inglês que para o português foi transformada em FOFA que significa = Forças, Oportunidades, Fraquesas e Ameaças, que tem por objetivo facilitar a nossa análise dos ambientes externos e internos.



Para avaliarmos o ambiente interno: Analisamos as Forças que são as nossas vantagens e as Fraquezas que são as nossas desvantagens.

Para avaliarmos o ambiente externo: Analisamos as Oportunidades que são os aspectos positivos do mercado e as Ameaças que são os aspectos negativos que podem comprometer o nosso projeto.

Estou organizando vários eventos para este ano e pude perceber que colocá-los no papel com objetivos e formas de atuação definidas, fica tudo mais claro e está me dando muito mais base para atuar com segurança e assertividade.

Dessa forma tenho conseguido avaliar tudo o que é necessário para cada tipo de evento, tendo como os elementos fundamentais o cumprimento de prazos e metas para cada etapa, colocando por escrito a responsabilidade de cada participante, podendo acompanhar de forma ampla todos os passos para a concretização de cada projeto.

Tenho absoluta certeza de que todo profissional da área de entretenimento deve buscar essas informações para promover eventos que levem realmente satisfação tanto quem promove como para quem participa.

Estou à disposição para falar sobre o assunto e para isso, temos também este blog!

Um beijo!

01 maio 2012

Mais Qualidade de vida com a Dança do Ventre


Dentro da matéria de cinesiologia do Curso Técnico em Dança, estamos desenvolvendo um artigo relacionado a pesquisa científica de temas relevantes ao nosso trabalho diário dentro da dança.

Escolhi abordar o tema: “A importância dos movimentos de mãos e braços da dança do ventre para a prevenção e cura de patologias”, como por exemplo a tendinite, muito comum por conta do excesso de uso de teclados, sejam eles PABX, máquinas registradoras em supermercados, computadores, ou qualquer tipo de atividade repetitiva que cause as tão conhecidas “LER” (Lesão por esforço repetitivo)*.

Tenho observado em todos os anos de prática da dança do ventre que tanto eu, como todas as minhas alunas e colegas de profissão não tem tendinite. E eu inclusive tenho casos de alunas que foram curadas após uns 3 meses de prática.

Dentro dos estudos cinesiológicos nas aulas, o professor Auderley nos esclareceu que os movimentos ondulatórios e sinuosos são realmente importantes e benéficos para o corpo, pois ajudam a mantê-lo ativo de forma saudável, estimulando uma movimentação saudável dos ossos, músculos e articulações evitando lesões causadas pelo sedentarismo. E dentro da dança do ventre existem muitos movimentos com estas características o que me respalda ainda mais a dar continuidade na minha linha de raciocínio para formalizar esta pesquisa.

Espero poder contar com a colaboração do maior número possível de praticantes pois, através desta pesquisa cientifica quantitativa, pretendo comprovar o que tenho constatado na prática, e assim poder oferecer mais um benefício que aumenta a qualidade de vida dos praticantes dessa arte que tanto admiro.

*Mais informações sobre LER no link abaixo:
http://www.infoescola.com/doencas/lesao-por-esforco-repetitivo/

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital