20 março 2012

História da Dança


O Curso Técnico começou com toda a garra e com os professores superentusiasmados. 

A matéria sobre a História da Dança nos dá um entendimento de como a dança evoluiu ao decorrer dos tempos. E que dançar é algo que acompanha o Homem desde idade das Pedras.

As aulas mostram que a dança tem sido uma parte integral da cultura humana.

Também prendemos passo a passo dessa evolução:
Das danças da Idade da Pedra as danças pagãs e ritualísticas;
Das danças populares sem técnicas as danças de Corte;
Das danças de Corte ao Balé e toda a sua influência nos movimentos artísticos da Europa;
Aprendemos que a dança também foi usada para fins políticos entre Reis Europeus (uma espécie de Show Mícil dos tempos atuais). E finalmente as danças dos tempos atuais indo do balé ao Jazz e danças contemporâneas e assim por diante.

É de extrema importância termos essa visão geral do histórico da dança que nos abre a mente e nos dá base para alguma discussão do assunto com algum outro profissional da área, um maior entendimento sobre a dança na hora de darmos aulas, base para elaboramos projetos em que demonstraremos que temos um conhecimento amplo sobre a dança.

Não deixem de estudar a História da Dança e a equipe de professores do Shiva Nataraj possuem um bom conhecimento sobre esse assunto, que é passado de forma prazerosa e didática.

"Da necessidade do ser humano em querer manifestar a sua essência e buscar relacionar-se com Deus, com a natureza e com o desconhecido, o Homem chega à execução de seus rituais e neles participa com seu corpo, seus sentidos e suas emoções. Nesse momento surge o drama e com ele o ritmo, a música e a dança." - Enciclopédia da Barça - verbete: Dança


04 março 2012

Condicionamento Físico na Dança

Olá pessoal!
Mais um semestre do Curso Técnico em Dança se iniciou e já tenho muitas novidades!

Vou começar a falar sobre algo que para muitas pessoas é inexistente no mundo da dança: O Condionamento Físico. Vamos às definições dos termos relacionados:

“Atividade física: é qualquer forma de
atividade muscular. Andar, fazer exercícios físicos, lavar louça. Enfim, o corpo se movimentando.


Condicionamento físico: é a interação de várias valências físicas, visando o melhor funcionamento músculo-esquelético e metabólico do indivíduo. As principais valências físicas relacionadas são: força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular localizada e flexibilidade.


Exercício físico: é a atividade física planejada de forma a melhorar valência(s) física(s), contribuindo assim, com a melhora ou manutenção do condicionamento físico.”

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital