04 março 2012

Condicionamento Físico na Dança

Olá pessoal!
Mais um semestre do Curso Técnico em Dança se iniciou e já tenho muitas novidades!

Vou começar a falar sobre algo que para muitas pessoas é inexistente no mundo da dança: O Condionamento Físico. Vamos às definições dos termos relacionados:

“Atividade física: é qualquer forma de
atividade muscular. Andar, fazer exercícios físicos, lavar louça. Enfim, o corpo se movimentando.


Condicionamento físico: é a interação de várias valências físicas, visando o melhor funcionamento músculo-esquelético e metabólico do indivíduo. As principais valências físicas relacionadas são: força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular localizada e flexibilidade.


Exercício físico: é a atividade física planejada de forma a melhorar valência(s) física(s), contribuindo assim, com a melhora ou manutenção do condicionamento físico.”


Pois bem, apesar da dança ter aspectos culturais, lúdicos e subjetivos, muitos esquecem que ela é uma importante atividade física e que para executá-la utilizamos o nosso corpo o tempo todo e dependendo da quantidade de horas dedicadas a isso temos até que enxergá-la como um esporte de alto impacto.

Como podemos ver nas explicações acima precisamos direcionar os exercícios dentro das modalidades de dança para que seja possível trabalharmos o condicionamento físico. Vejo professores que não sabem a diferença entre aquecimento e atividade de resistência, e isso é muito perigoso.

Devemos nos preocupar com o tipo de exercício que devemos fazer, qual músculo trabalhar sem
esquecer dos músculos internos que fazem parte do sistema cardiorrespiratório. Todo esse conjunto colabora essencialmente para um aproveitamento mais saudável da prática da dança.
Por isso é muito importante sabermos se o profissional que está ministrando a aula de dança tem conhecimento suficiente para fazê-la adequadamente, para que a diversão não venha a se tornar sofrimento.
No caso dos profissionais de dança, o cuidado deve ser redobrado, temos que nos ver como atletas, nos preocupando com o treino muscular e o alongamento adequado para cada movimento a ser realizado.
Quanto mais estudo mais acredito que quem dá aulas de dança, deve se ver como um profissional da área da saúde, pois estamos trabalhando com o corpo de várias pessoas, com biotipos e necessidades diferentes, e que um exercício feito de forma inaquada pode causar uma lesão grave podendo prejudicar o aluno para sempre. Portanto, a nossa responsabilidade é muito grande.

Eu busco focar o trabalho com a dança visando melhorar a qualidade de vida de todas as minhas alunas e alunos, e para isso uma tarefa fundamental é o estudo do corpo e de exercícios para condicioná-lo de forma adequada garantindo assim um resultado satisfatório.

As aulas de condicionamento estão contribuindo muito para que eu me conheça cada vez mais e tenha ainda mais segurança como profissional da área.

Um beijo a todos!

Regiane Macedo
Fonte de pesquisa selecionada:
http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=128

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital