27 fevereiro 2012

Compreendendo os Movimentos

Cinesiologia. Ciência que estuda os movimentos do corpo humano.
Do grego, kinesis = movimento; logos = tratado, estudo.
Sim, agora teremos aula de Cinesiologia. Para que? 

Para compreender as forças que atuam no movimento (gravidade, atritos e resistências externas e internas e tensões), e a partir de então, melhorá-las e prevenir lesões.

Muitas vezes somos desafiados (as) a executar movimentos que dependem de organização e coordenação motora bastante exigentes.

Daí eu te pergunto: Como começar a aplicar na dança?

Conhecer nossos movimentos, limitações e esforços são essenciais para um começo.

Como vê sua dança? Como descreve seus movimentos?
Os meus já foram mais rígidos, fracos e acelerados demais. Hoje, são mais precisos, mais calmos e mais fortes, apesar de ainda não ter encontrado um equilíbrio entre a força e o resultado. 

Aliado aos meus exercícios dançantes, procuro manter a alimentação rica em fibras e muito potássio. Faço atividade aeróbica, do tipo malhação. Durmo bem.
Detesto "puxar ferro", mas começo a me organizar para fazer isso pelo menos uma vez por semana.
Nunca sofri lesões sérias e espero nunca sofrê-las, mas conheço muita gente que já arrebentou o joelho por não ter força muscular suficiente para suportar o excesso de atividade física. Na dança do ventre, por exemplo, já vi casos de lesões nos quadris.
O não conhecimento de nossos potenciais prejudica e muito o desenvolvimento de nossa dança e se você for profissional (vive disso) e sobrecarregar seu corpo vai acabar se machucando seriamente. 

A prática da dança exige não só técnicas da modalidade escolhida, mas a combinação de força, potência, flexibilidade e aptidão cardio-respiratória aliada a coordenação neuromuscular. A mecânica corporal.
Entender a organização de nosso corpo bem como os princípios da coordenação motora ajudarão a construir o (a) bailarino (a) sem prejudicar o trabalho artístico.

Para quem ama dançar, mas ama ainda mais seu corpo.....




Fontes:

http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xiicongresso/cdrom/pdfN/272.pdf
http://www.jefersonporto.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinesiologia



07 fevereiro 2012

Primeira Aula da Especialização em Danças Árabes

Cuso técnico de volta, então mãos a obra! Nossa primeira aula de especialização em Dança do Ventre falou sobre ética. Segue um vídeo bem interessante que fala de ética e moral.





Aproveitem!

Por Michele Araujo - professora Suplente e aluna do Curso Técnico em Dança - Especialização em Danças Árabes

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital