29 agosto 2012

Terminologia do Ballet Clássico aplicada às Danças Árabes

Hoje falaremos sobre alguns passos estudados na aula de Terminologia (referente a passos de Ballet Clássico) aplicados às Danças Árabes.

Muito tem se falado sobre a constante utilização de passos de Ballet na execução da Dança Oriental/Árabe. Existem muitas controvérsias, discussões e até mesmo a aceitação ou não desses passos em outra modalidade. No entanto, o intuito desse post não é gerar mais "falatórios", e sim, entender como é possível e aceitável a contribuição do Ballet na Dança Árabe. Sem mais.

Entre as propostas da aula de Terminologia estão: o conhecimento da nomenclatura do Ballet Clássico e o auxílio nas outras modalidades e o incentivo ao aluno para que forme sua própria nomenclatura na modalidade que irá trabalhar. No meu caso, Danças Árabes.

Para citar alguns exemplos de termos utilizados no Ballet que podem facilmente ser adaptados à Dança Oriental, temos:

1. Arabesques: palavra originária do árabe, significa ornamento. Posição no qual o peso do corpo é sustentado numa só perna enquanto a outra se encontra esticada para trás, com os braços dispostos de forma graciosa.
Em muito momentos da Dança Clássica Oriental vemos bailarinas executando esse movimento.

2. Adágio: devagar ou com descanso. Qualquer dança ou combinação de passos feitos para a música lenta. Sucessão de movimentos lentos que podem ser simples ou de caráter complexo.
Durante o taksim, a meu ver, é justamente isso que as bailarinas fazem.

3. Cambré: arqueado. Dobrar o corpo a partir da cintura para frente, para trás ou para os lados, com a cabeça acompanhando os movimentos.
Aqui outro exemplo. É muito comum vermos bailarinas executando cambrés durante a dança. Algumas até arqueando ao corpo até o chão.

Esses foram somente alguns dos passos de Ballet Clássico frequentemente utilizados na Dança Árabe.
Afora os exemplos citados, temos que o Ballet Clássico, sem dúvida, ajuda bastante no que diz respeito à postura, utilização de braços; na execução de giros e deslocamentos.

É um complemento importante e diferenciador de sua dança. Falo com experiência própria.

Meus agradecimentos às Professoras: Aninha Barbosa, Symone Coelho e Letícia Rodrigues, por me mostrarem esse universo tão rico.

Fonte: Apostila - "Terminologia Aplicada à Diversas Modalidades"

24 agosto 2012

O melhor do mundo!

Boa Noite pessoal!
Desculpem a demora para postar aqui. Nessas muitas pesquisas que faço pelos meios artísticos, li uma matéria muito interessante que acredito que a maioria das pessoas - relacionadas a dança ou não - não sabem. Depois de passarmos pelas Olimpíadas em Londres, acabamos tomando conhecimento de modalidades, e atletas, que nunca tínhamos ouvido falar. Exemplo claro foi o medalhista de ouro Arthur Zanetti, ginasta que trouxe para o Brasil uma douradinha na modalidade argolas. Pois bem, vocês sabiam que o atual melhor bailarino do mundo é brasileiro?

Sim, o nome dele é Édson Barbosa e ele é de Palmas, no estado de Tocantins. O bailarino levou melhor do mundo no 40º Prix de Lausanne, Suíça. Ele foi o único brasileiro entre os selecionados e está agora em 3º lugar no hanking mundial. O primeiro lugar pertence a uma japonesa e o segundo, a uma americana.

20 agosto 2012

Doce Ajuda na Perda de Peso


Será que alimentos capazes de liberar serotonina, o hormônio do bem estar, poderiam frear a fome e favorecer o coração? Com a dúvida em mente, os pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, deram chocolate ao leite, chocolate com 50% de cacau, extrato da planta Griffonia simplicifolia, ou alfarroba leguminosa com gosto semelhante ao do cacau – a quatro grupos de cobaias.

Em um mês notou-se que quem comeu alfarroba tinha o apetite mais controlado e as menores taxas de triglicerídeos.

“isso significa que ela auxilia na perda de peso e na saúde cardiovascular”, avalia Sandra Soares de Melo, nutricionista que conduziu a pesquisa. Apesar de ter mais fibras menos gorduras que o chocolate, não se pode exagerar: o ideal é consumir só cerca de 20 gramas pó dia.

Bolo
Modo de preparo:
1 - Junte ½ xícara de (chá) de farinha de trigo, ½ xícara de (chá) de açúcar mascavo, 6 colheres de (sopa) farinha de trigo integral, 3 colheres de (sopa) de alfarroba em pó e uma pitada de sal.

2 - Em uma vasilha, misture 1 ovo, ½ xícara (chá) de leite de soja ou leite semidesnatado, 1 ½ colher (chá) de essência de baunilha e 3 colheres (sopa) de óleo de girassol, soja ou milho. Incorpore os ingredientes secos aos liquidos e bata por dos 2 minutos.

3 - Coloque ½ xícara (chá) de água quente e 1 colher (chá) de fermento. Asse a massa em forno médio por cerca de 40 minutos. Se desejar cubra o bolo com alfarroba em pó.


Fonte: revista Saúde; mês de maio de 2012; pag.14.
Por Symone Coelho - nutricionista e professora de ballet e flamenco

16 agosto 2012

Oportunidades de cara nova!

Boa tarde gente!
Meu nome é Letícia Rodrigues e vou ser, daqui em diante, a mais nova fonte de informações para todos os interessados em praticar e trabalhar com a dança.
Primeiro vou me apresentar:
Letícia, tenho 21 anos, estou iniciando um curso de especialização em Ballet Clássico e Jazz na Escola de Danças e Práticas Shiva Nataraj e sou formada como atriz pelo Teatro Escola Célia Helena.
Atualmente trabalho como professora de Ballet Clássico e Jazz para adultos.
Muitas pessoas me perguntam como é se formar em dança, como funciona a formação e onde é possível atuar quando concluído.

  © DIÁRIO DE UMA DIETA

Design by Vanessa Veiga | CSS by Emporium Digital